Mas que Calor!!!! Arrefecimento do Carro!

Priss Guerrero/ março 20, 2014/ NADA

Rock ON!!!

Nesta terça-feira fui surpreendida pelo meu carro. O indicador de temperatura finalmente chegou no H, Hot, QUENTEEEEE!!!

Achei que era culpa do transito da Marginal Tietê. No dia seguinte, quarta-feira, percebi que rapidamente o veículo indicou a alta temperatura.

Ciclo de Arrefecimento do motor. Este é um esquema simples, o mais simples que encontrei!

Ciclo de Arrefecimento do motor. Este é um esquema simples, o mais simples que encontrei!

Estacionei onde deixo o carro, esperei esfriar, abri o capô e para minha surpresa, o líquido de arrefecimento, conhecido também como água+Paraflu, tinha sumido. Assim, puf!

Fiquei atordoada. Fui trabalhar. Pesquisei no mestre Google e descobri que pela quilometragem do carro, é um problema comum de ocorrer. O meu está com 55 mil km rodado e esse problema surge entre 30 mil e 50 mil km. Ou seja, até que durou bastante, né?

Bom, continuei atordoada, sem saber o que fazer. Conversei com o HAPS sobre o assunto e descobri que dei muita sorte: eu podia ter tostado o motor do carro. SIM! Podia! E ele me lembrou também que pago seguro, vejam só vocês! Pagamos seguro e quando precisamos, esquecemos que temos!

Bom, sabe aquele dia que tudo dá errado? Um celular com a bateria no fim e o outro sem créditos, tive que pedir por email, para minha mãe agendar um socorrista com a seguradora. Perfeito, agendado, o rapaz veio, muito gentil o Eduardo.

Verificou e descobriu que o problema todo foi uma mangueira! SIM! Uma mangueirinha que estourou. Essa mangueira leva água fria para resfriar o motor e depois transporta a água quente para a frente do carro, onde a ventoinha esfria essa água e assim, gerando o ciclo de arrefecimento.

Mangueira do Arrefecimento. O desgaste dela é natural. A do meu carro se destruiu nessa junção em 'T'.

Mangueira do Arrefecimento. O desgaste dela é natural. A do meu carro se destruiu nessa junção em ‘T’.

Não teve jeito, o Einstein foi guinchado e eu ganhei um passeio de caminhão. Confesso, foi legal andar de caminhão.

Chegamos no Centro Automotivo, fui bem recebida, meu carro também, mas ele ficou dormindo lá, afinal, chegamos na hora de fechar o estabelecimento!

Andou de guincho pela primeira vez. Aliás, não é bem um guincho, né? O Eduardo foi o socorrista da vez. Profissional muito atencioso e prestativo.

Andou de guincho pela primeira vez. Aliás, não é bem um guincho, né? O Eduardo foi o socorrista da vez. Profissional muito atencioso e prestativo.

Sempre fazemos em dia as revisões do carro. Mas essas eventualidades podem acontecer. Disso tudo, tiramos algumas lições:

  1. Sempre checar o container do líquido de arrefecimento do motor. SEMPRE!
  2. Tenha muitos contatos, em diversas áreas ou alguém como HAPS que sabe de tudo. Ok, estou exagerando, ele não sabe tudo, desenhar ele não sabe, mas não precisava de um desenhista, né?
  3. Mantenha seus celulares com as baterias carregadas e com créditos. Juro para vocês que eu quase não uso celular, tenho uma linha econômica porque quase não faço ligações, mas este mês, precisei muito dele. E curiosamente a fatura vira hoje e meus créditos serão liberados de novo!
  4. Não digo para terem a melhor mãe do Universo, pq ela é a minha mãe e estou bem como filha única, mas tenham uma mãe legal, elas nos ajudam muito nessas horas de desespero absoluto!
  5. Nunca se esqueça que tem seguro e conheça todo o leque de serviços que oferecem, ou pelo menos, os principais.
  6. Tenha alguém de sua confiança que vai lembra-lo do item 6.
  7. Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Não dá para saber tudo, nem o HAPS sabe tudo, mas podemos sempre perguntar para alguém. A pessoa pode até não saber também, mas de repente ela aparece com uma boa solução.
  8. Fuja das pessoas que você sabe que não vão agregar valor ao seu problema e nem te ajudar.
  9. Não ouça pessoas malucas com ideias mirabolantes!
  10. Sempre veja se há gatinhos escondidos no motor. Juro que pensei que havia um gatinho lá quando o motor aqueceu e foi terrível abrir o capô, mas foi um alívio ver que não havia nenhum felino lá.
  11. Paguem em dia o seguro, sejam fieis a uma oficina e tratem bem àqueles que lá trabalham. Você pode ter tratamento VIP por que eles te conhecem e se você os tratar bem, vão cuidar de você e de seu carro muito bem. Lembrem-se: são pessoas que estão alí trabalhando, não são coisas. São humanos e merecem atenção.

Bom, é isso, pessoal!

Depois conto em quanto ficou essa aventura!

 

Rock OFF!!!

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