Caminhada 12 – Nas Areias de Bertioga!!!
Rock ON!!!!
Este post está atrasado em uma semana. Explico: fomos caminhar em Bertioga, litoral paulista, no dia 09/08. Passamos a tarde lá e caminhamos cerca de 2km e meio. Não foi muito, eu esperava mais, contudo, caminhar na areia é um pouco mais difícil que no solo.
Caminhamos na areia fofa e nossos pés afundavam, isso é um bom exercício para as pernas, mas deve-se tomar cuidado para não ter uma torção no tornozelo. Meu chinelo virou várias vezes e eu quase me lasquei nessa areia fofa.
A areia média, isto é, nem muito fofa e nem muito dura, é boa de se caminhar e tem uma certa dificuldade também.
A areia dura é molhada, parece um piso de cimento mesmo e a caminhada rende mais, fica mais regular e o medo de cair e se machucar também diminui.
A brisa do mar e a paisagem ajudam na atividade. Como chegamos tarde ao litoral, lá pelas 16h, pegamos um bom horário para caminhar, nem muito quente, nem muito frio.
Também caminhamos um pouco na água e a dificuldade aumenta, a água leva a areia embaixo dos pés e é bem chato, mas é revigorante.
Bertioga é uma cidade muito boa, as praias são limpas, tem bastante restaurante, chuveiros nas praias, lugar para estacionar e guarda-vidas na orla, além de muita sinalização de onde o mar está perigoso.
A viagem de São Paulo até lá só gasta um pedágio na ida e outro na volta. A serra de Mogi-Bertioga é perigosa, requer atenção e respeito aos limites de velocidade. A rodovia é cheia de radares também, o que aumenta a segurança, mas eventualmente surge um doido correndo. Todo lugar tem. Na ida, recomendo parar na Queijaria Pacheco, km20 da Mogi-Bertioga. Lá você pode comprar queijos, comer um lanche de pão com linguiça, descansar, comprar água, é um lugar pequeno, mas muito aconchegante e com atendimento ótimo.
Bom, é isso.
Abaixo, algumas fotos da praia para vocês verem:
Rock OFF!!!